Medium: Teu Próximo Blog (se Você Ainda Necessitar De Um)


10 Dicas Para o Hambúrguer Bem-feito


Antes de se transformar na casa dos seus sonhos, o imóvel - mesmo que seja novo - vai ter de passar por uma reforma. Para ter o resultado mais próximo possível do imaginado, um período crítica é a da contratação da mão de obra. No fim de contas, nem sequer os melhores materiais resistem a profissionais mal qualificados.


Como fazer pra escolher o pessoal direito e não ter aquelas dores de cabeça típicas de obras, como atrasos, sumiços de trabalhadores, estouro de orçamento, sem falar em serviços mal feitos. Deste jeito, da contratação do arquiteto à do pedreiro, é preciso muito cuidado. De acordo com os entrevistados na reportagem do UOL, a melhor forma de encontrar bons profissionais para uma reforma é no “boca a boca”, de forma informal. “As referências de mão de obra são adquiridas informalmente mesmo.


Procure discutir com os vizinhos e conhecidos sobre os serviços anteriores prestados e peça os contatos”, confessa Haruo Ishikawa, vice-presidente de relações capital-serviço do Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). É razoável que se pergunte pra amigos e outras pessoas do mesmo prédio que tenham alcançado reformas sobre a recomendação de profissionais.


Bem como é possível localizar profissionais de construção civil pela web e em guias (como as páginas amarelas). A carteira de trabalho destes profissionais indicará sua profissão, contudo o melhor é adquirir fontes dos profissionais com empresas ou pessoas pra quais agora tenham prestado serviço. Vale a pena bem como visitar uma obra que o profissional tenha executado, e observar se a o trabalho foi feito com capricho.

  • UOL Esporte vê Tv
  • Como fazer teu texto, imagens e design geral funcionar para dispositivos móveis
  • Quanto tempo terei acessível
  • três colheres de sopa de quinoa em flocos

É respeitável que o consumidor seja amigável e simpático com o pessoal da mão de obra, o que torna o lugar melhor no decorrer da realização da reforma. Converse a respeito do serviço e comente o que espera do repercussão término. Lide com os funcionários sempre por meio de um líder e com educação.


Quem fornece bronca à toa termina sem autoridade. “Sempre trate o profissional com respeito e educação. Fiscalizar os serviços e comandar com educação não importuna o profissional”, diz o engenheiro Rafael Queiroz. Explique com cuidado já que é sério tomar cuidado com instituídas tarefas. O emprego de gírias e de uma maneira de se expressar mais informal, como "oferece um talento especial pela pintura nesse forro" são comuns e bem compreendidos pelas equipes.


Se estiver preocupado com um período, vale combinar uma “caixinha” e pedir a efetivação antecipada. Pequenas gratificações são bem-vindas entre os profissionais, entretanto não exagere. O professor do Senai, Luiz Roberto Gasparetto, aconselha a contratação do profissional por preço direito e ajeitado ao praticados por profissionais qualificados que atuam no mercado.


O arquiteto Fernando Forte, do escritório FGMF, apresenta uma dica sobre a contratação pra reformas. “Infelizmente, no Brasil a mão de obra da construção civil é muito insuficiente especializada. Não obstante, insista pela pesquisa por profissionais que tenham alguma especialidade”. Uma vez iniciada a obra, o morador tem que fazer o máximo de visitas possível e sempre buscar avaliar se os diferentes profissionais estão alinhados com o repercussão término da obra. Mesmo caso exista um engenheiro ou arquiteto gerenciando o serviço, é recomendável checar a obra uma vez por semana. É comum que se faça um contrato formal, no entanto isso depende muito do tipo de profissional e dos valores envolvidos.


Se optarem pelo contrato, cliente e profissionais devem estabelecer prazos de realização, datas de pagamentos (a toda a hora vinculadas à entrega de alguma etapa do trabalho), valores, descrição do escopo, responsabilidades (como atender às normas e fazer com característica) e garantias. No momento em que se trata de pequenas reformas, é especial que se necessite mostrar qualquer tipo de contrato em cartório.


Nesse caso, o menos difícil é controlar os pagamentos de acordo com as etapas concluídas do serviço. O coordenador técnico da Faculdade Senai de Construção Civil, Luiz Roberto Gasparetto, aconselha estabelecer um contrato de prestação de serviço com identificação do prestador e tomador de serviços. “Procure resolver uma proteção das duas partes envolvidas no negócio e quais são as responsabilidades de cada uma das partes, inclusive com conexão à aquisição dos equipamentos, equipamentos e ferramentas a serem utilizadas no decorrer da realização do serviço”, diz.


Como Fazer Um Blog De Sucesso
Como Criar Um Blog E Obter Dinheiro Com Esta Atividade?
As 7 Melhores Fontes De Tráfego Pago Pro Seu Negócio